![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAlhImfXHhD3b6wfCd_78uiYGWr8l063SY8TOM6MDELM5CkCPBmp1K8IFungIHb7vCCygVspA1ycuRzwudUFy2SoI3bknHX6JELSie2L5VFtK8zpxMuDKSsgDE34cbgJto-XfgT1BRZx8/s400/copodagua.jpg)
Todos nós sabemos que se há coisa que não se bebe num casamento é água.
A não ser talvez a Tia Felizmina, que com quase 200 anos já não pode beber outra coisa por causa dos medicamentos; ou o Tio Amílcar que ainda vai fazer uns quilómetros para a terra... Ou os miúdos! Mas até mesmo os mais pequenos não bebem água; há sempre uma vozinha: "quero sumo!"
Água? Até dizem que brindar com água dá azar!
Mas que as pessoas perguntam "então e o Copo d'água?", "já marcaram o copo d'água?", etc e tal, lá isso perguntam!
Até porque é a parte mais descontraída e divertida do dia, onde se come à fartasana, se bebe como se não houvesse amanhã, se dança, ri, convive; ri mais um bocadinho daquele que escorregou na pista de dança, da prima que partiu um salto na casa de banho e da Tia que ainda tem caldo verde nos dentes... O "Copo d'água" é sem dúvida o 2º momento alto do dia!
Então porque carga de água é que não se diz antes "Copo de Vinho"?
Ao que parece, palavra copo-d´água começou por designar uma «pequena refeição, de doces e bebidas generosas, que se oferece a quem se deseja obsequiar, em certas ocasiões festivas» ou «reunião onde se oferecem bebidas e doces» (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado). Em Portugal, o termo especializou-se, aplicando-se sobretudo aos banquetes de casamento, embora o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa também o estenda a baptizados e actos mais ou menos solenes.
Mas a verdadeira razão da expressão "Copo d'água"... não encontrei!
Se calhar porque não faz mesmo sentido!...
Lá está! Vinho! Vinho tinto fresquinho! (parem de me chatear que se bebe à temperatura ambiente que eu sei mas não gosto!!humpf)
ResponderEliminarTalvez porque o primeiro milagre que Jesus realizou foi transformar agua em vinho durante um casamento.
ResponderEliminar