terça-feira, 16 de junho de 2009

Sé de Lisboa, a Magnífica.

A Sé Patriarcal de Lisboa é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade.

Sobressai da paisagem urbana para quem olha Lisboa dos vários miradouros ou para quem chega pelo Terreiro do Paço.

Fica junto das portas da muralha da Cidade Antiga e junto à estrada que sobe para o Castelo.

A Sé de Lisboa é uma igreja fortaleza dedicada a Santa Maria Maior. Foi construída no local de uma antiga mesquita muçulmana, para o primeiro bispo de Lisboa, o cruzado inglês Gilbert de Hastings.

O primeiro impulso edificador da Sé deu-se entre 1147, data da Reconquista da cidade, e os primeiros anos do século XIII, projecto em que se adoptou um esquema idêntico ao da Sé de Coimbra, com três naves.

Nos séculos seguintes deram-se transformações marcantes, com a construção da Capela de Bartolomeu Joanes, o claustro dionisino, e especialmente, a nova cabeceira com deambulatório mandada construir por D. Afonso IV para o seu panteão familiar.

Esta igreja foi construída em estilo românico tardio, mas dadas as várias renovações e reconstruções que tem vindo a sofrer ao longo dos séculos; principalmente após os três terramotos no séc. XV e (o mais significativo) o de 1755, são também visíveis marcas de vários outros estilos arquitectónicos: gótico, renascentista, maneirista, barroco, pombalino, sem esquecer revivalismos mais recentes.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma música muiiiiiito especial!!